A Geração Distribuída trouxe uma grande oportunidade de investimento para os consumidores e empreendedores interessados no setor elétrico! Porém, a rentabilidade do seu projeto está intimamente associada a performance da sua usina e a gestão dos créditos de energia gerados, que deverão ser compensados.
Usufruir de uma usina solar é apenas o primeiro passo em direção ao objetivo de um futuro mais sustentável e energético. Para colher os frutos e ter uma excelente operação de geração de créditos de energia renovável, você terá que percorrer algumas etapas bem definidas:
-
Primeiramente, estude os regulamentos e políticas locais relacionadas à geração compartilhada de energia. Isso pode incluir requisitos legais, tributários, licenciamento e autorizações necessárias.
-
Tenha em mente que o mais importante para que sua usina esteja em devido funcionamento é ter um Parecer de Acesso, então busque obtê-lo antes de qualquer outra movimentação.
-
Após isto, você deverá constituir um consórcio ou associação ou cooperativa (cada um tem um objetivo diferente), caso precise de ajuda busque um escritório de advocacia especializado para te auxiliar com essa demanda e as seguintes.
-
Na sequência deverá ser feita a inclusão dos seus consumidores na Junta Comercial do seu estado, cada Junta atua de uma forma. Você poderá contratar um especialista que irá fazer esse serviço ou pode estudar como é feita essa inclusão e caso tenha dúvidas, algumas juntas possuem um chat para sanar dúvidas.
-
Preencha os formulários de rateio para a Distribuidora local, busque no site o local onde você encontrará esse documento e a forma de envio.
-
É de extrema importância que você tenha todos os contratos necessários para se resguardar tanto com seus clientes, quanto fornecedores. Então, se informe e obtenha esses modelos de contratos.
-
Manutenção adequada: invista em manutenção e operação da sua usina, para que você tenha uma geração de alta performance, mantenha a limpeza das placas.
E por fim, mantenha uma gestão responsável e eficiente dos créditos de geração compartilhada. Somente assim, você poderá alcançar todo o potencial de energia solar da sua usina e gerar os créditos de forma exata e correta para os seus clientes.
A remuneração do investidor e do consórcio está atrelada aos créditos efetivamente compensados, por tanto é importante realizar o balanço energético, atendendo a expectativa do consumidor e garantindo que não terá créditos perdidos.
Você pode contar com a Digital Grid para te ajudar nessa gestão eficiente de créditos de energia na Geração Distribuída. Desenvolvemos uma plataforma para que possa modular e ter esse serviço de uma forma independente, prática e que cabe no seu bolso!